Você está aqui: Página Inicial / Ética e Probidade / Ética e probidade

Ética e probidade

Qual é a relação entre ética, probidade e parlamento aberto?

A ética e a probidade administrativa são valores essenciais para o Parlamento, possibilitando que seja alcançado o bem coletivo e fortalecida a democracia.  Diante disso, o Parlamento deve divulgar os mecanismos adotados que garantem a orientação ética dos seus trabalhos, a fim de aumentar a confiança dos cidadãos no Legislativo.

A cultura do comportamento ético e da probidade subentende boas práticas de conduta para o lobby e a adoção de regulamentos de conflitos de interesses.  Nesse sentido é fundamental que o cidadão acompanhe não apenas as votações dos projetos que tramitam no Legislativo, mas também o posicionamento dos parlamentares na atuação legislativa.

Quais são as diretrizes, ações e exemplos de boas práticas para concretizar a prestação de contas (accountability)?

Diretriz 1

Implantação de mecanismos de regulação de conflitos de interesse.

Conceitua-se lobby como uma prática por meio da qual um cidadão, em seu nome ou de outrem, argumenta e postula em favor de ideias ou interesses frente aos tomadores de decisão. Já o conflito de interesses refere-se a uma situação na qual os interesses de um cidadão ou de um grupo de cidadãos podem interferir na tomada de decisões. Os mecanismos a que se refere esta diretriz podem envolver desde a transparência na atuação de organismos de classe até o desenvolvimento de aplicativos e outros serviços que ajudem o cidadão a explorar as iniciativas de entidades organizadas no parlamento.

Ação

    • Estabelecer boas práticas de conduta para o lobby.

Embora não existam ainda normas legais que regulamentem a atividade de lobby, podem ser tomadas medidas para fixar limites éticos no desempenho desse tipo de atividade.

Exemplo de boa prática:

Câmara dos Deputados

Cartilha sobre lobby

Diretriz 2

Divulgação de informações que demonstrem o posicionamento dos deputados na sua atuação legislativa.

Essa diretriz visa explicitar os efeitos dos lobbies sobre a atuação parlamentar, permitindo aos cidadãos uma melhor compreensão do alcance dessa prática.

Ação

    • Disponibilizar os pronunciamentos dos parlamentares para a compreensão das posições assumidas nas votações.

Exemplos de boas práticas:

Senado Federal

Pronunciamentos parlamentares

Câmara dos Deputados

Pronunciamentos parlamentares

Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Pronunciamentos parlamentares

 

POR ONDE COMEÇAR?

Até que haja uma legislação nacional sobre o assunto, criar orientações sobre a prática do lobby, a exemplo do que foi feito na Câmara dos Deputados, com a edição de uma cartilha.
Se a casa legislativa já possui um site, a sugestão é disponibilizar, além dos projetos em tramitação, com os respectivos pareceres, e das informações sobre o processo legislativo, os pronunciamentos dos deputados sobre os respectivos temas. O cidadão, ao acompanhar os pronunciamentos dos representantes, nas comissões e em Plenário, comparativamente com suas votações,  poderá verificar sua coerência e firmeza ao defender seus pontos de vista e ao efetuar a respectiva votação.

 

www.almg.gov.br/consulte/pronunciamentos/index.html